O nosso Grupo, com presença de cinco dos seus membros, reuniu-se para discutir os temas pré-estabelecidos na vez passada (mercadoria, dinheiro e capital;como nasce o capital).
Muitos não puderam ler o material para o debate e outros não puderam comparecer.
A discussão focalizou o tema da mercadoria (valor de uso, valor de troca) e como surge o dinheiro como forma de mercadoria, também discutimos gênese do capital industrial, além de termos caminhado em outras direções ´fora´ da pauta, como por exemplo, por que surgiu a propriedade privada, porque o ´socialismo´ não funcionou no século XX, se a natureza humana é eterna (eternamente ambiciosa e egoísta), sobre mudança do individuo versus mudança da sociedade, sobre revolução social isolada e revolução social expandida (mundial) e assim por diante.
A noção de valor de troca, dinheiro e capital discutida no grupo terá prosseguimento no próximo encontro, quando serão debatidos os capítulos III e IV (a jornada de trabalho; a mais-valia relativa).
É importantíssimo retomar, estudar e reiterar no próximo encontro o entendimento e o estudo sobre a mais-valia absoluta (capítulo II: Como nasce o capital) para que tenhamos um bom entendimento da questão da mais-valia relativa. Esta é a nossa recomendação para o próximo encontro, que ficou marcado para a quarta-feira, dia 25 de junho, às 19 horas no mesmo anfiteatro (19) na UnB, ala norte.
Você pode ingressar no Grupo a qualquer momento; no início de cada encontro faremos uma síntese do que foi estudado até ali.
Gilson Dantas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário