quinta-feira, 29 de maio de 2008

ENCONTRO DO GRUPO REALIZADO DIA 28

Com a participação de seis dos seus membros o segundo encontro do Grupo de Estudos de O capital realizou a discussão do texto de O capital (resumido por Cafiero) que trata da questão da acumulação primitiva do capital (parte da seção VII do 1o. tomo de "O capital" de Marx).

No debate, de duas horas, trabalhamos o contexto histórico em que surgem as duas premissas para ocapitalismo (e para a revolução industrial capitalista) ou seja, as primeiras massas de capitais e, sobretudo, a força de trabalho ´livre´, o proletariado.

Muito sangue e sofrimento humano de servos, camponeses e escravos, a expropriação violenta dos trabalhadores do campo pelos donos de terra na Inglaterra (primeiro país a superar o feudalismo) e o saque colonial de escravos, matérias-primas e metais preciosos estão na origem desse modo de produção em que hoje vivemos.
Causas, consequências e dinâmica desse processo histórico foram examinadas pelo grupo com boas questões sendo levantadas por todos.

Próximo encontro: dia 11 de junho próximo, às 19 horas, no anfiteatro 19 da UnB (ala norte do minhocão), para discussão dos temas 1) mercadoria e dinheiro e 2) transformação do dinheiro em capital, ou seja, capítulos 1 e 2 do livro de Cafiero (e que correspondem às seções I e II do Tomo 1 de "O capital" de Karl Marx).
Boa leitura!!!

G.Dantas
PS - Com a ajuda de um dos membros do grupo (Felipe) vamos procurar escanear e postar neste blog parte de um texto que resume o tema mercadoria, dinheiro, capital de forma didática (escrito por Leo Huberman). Será um aporte ao tema em debate. Outras sugestões serão levadas em conta.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

quarta-feira: encontro confirmado

Confirmado o nosso encontro nesta quarta, 28/5/08, às 19 horas no mesmo anfiteatro, na UnB, abraço, G. Dantas
(O tema: "A chamada acumulação primitiva do capital" ou: como se formaram os primeiros grandes capitais na sociedade que evoluía rumo ao capitalismo).