O livro que Cafiero resume foi o único dos três volumes que formam O capital que foi concluído por Marx e publicado integralmente com ele ainda em vida.
Nele Marx irá tratar do capital na sua relação direta de exploração da força de trabalho assalariado. Para tanto, parte do conceito de mercadoria e de dinheiro, passa pelos processos de troca e de transformação do dinheiro em capital, chegando à apropriação da mais-valia, que é o ponto central de sua teoria. Para Marx, a modalidade determinante do capital é o capital industrial, já que é apenas ele é o responsável pelo processo de criação da mais-valia. Está fundado na fábrica e daqui deriva o processo de criação e acumulação do capital.
Mercado e o dinheiro, a transformação do dinheiro e a produção da mais-valia, são temas do primeiro tomo do livro primeiro. No segundo tomo do mesmo livro, Marx parte da maquinaria e da grande indústria, sua investigação desloca-se para a fábrica e vai até o processo geral de acumulação do capital. Mostra-nos a relação entre o trabalhador e a máquina e, principalmente, como varia o preço - ou a grandeza do preço - da força de trabalho. Argumenta, de diferentes formas, em torno da mais-valia e do salário.
Do salário, retorna aos processos de acumulação e de transformação da mais-valia em capital, concluindo dessa forma a lei geral da acumulação capitalista, na qual a busca de força de trabalho pelos patrões está articulada com a acumulação do capital e sua composição.
Estamos no final do livro. Ao final, no capítulo XXIV (são XXV ao todo) analisa a assima chamada acumulação primitiva do capital, a formação histórica do capital comercial e industrial.
Este capítulo será o tema do nosso próximo encontro e, no livro de Cafiero é numerado como capítulo X ou ´A acumulação primitiva´ (dá um total de 17 páginas em Cafiero e dobro no livro de Marx).
Boa leitura a todos. Comparem com Marx, comparem com outros resumos. Vamos ao debate, parte mais rica dos nossos encontros. Até quarta-feira, dia 28 de maio próximo. Abraço.
G.Dantas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário