O grupo de estudos marxistas Armas da Crítica reuniu-se para debater o Manifesto Comunista de Marx nesta quinta-feira, 26 de agosto, na UnB.
Uma alteração de agenda: considerando o período de breve recesso da Universidade que acaba de iniciar-se, decidimos adiar para outubro a realização da palestra/debate seguinte, prevista para a próxima quinta dia 2 de setembro (que seria sobre o livro A origem das espécies de C.Darwin).
Portanto, retomaremos nossas atividades com esta mesma palestra intitulada Darwinismo e marxismo – O livro A origem das espécies
prevista para a primeira semana de outubro, em data a ser comunicada a todos vocês.
Por outro lado, comunicamos que do nosso atual projeto de Palestras/Seminários e Debates para 2010 constam os seguintes temas:
Ecologia e marxismo
Curso: lógica formal e lógica dialética.
Revoluções do século XX: Cuba.
Lançamento do livro: Oaxaca – uma comuna do século XXI
Lançamento de livro: Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã, de Engels.
Lançamento: revista Contra a Corrente n.4 = Debate sobre os 30 anos do PT.
Trotski 70 anos: Manifesto Comunista, Trotski e o recente mal-estar com o marxismo.
Cérebro, mente e materialismo dialético.
Engels 190 anos: dialética da natureza, do trabalho e da história.
Os organizadores:
Grupo de Estudos Marxistas Armas da Crítica (Gilson, Dirceu Coutinho) Contra a Corrente (Revista Marxista de Teoria, Política e História Contemporânea) - DF Revista ISKRA, São Paulo
Contato: dantasgdantas@hotmail.com
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Novo encontro: debatendo o Manifesto Comunista
Por que discutir o Manifesto Comunista nos dias atuais? Qual sua atualidade?
Reúna-se com o grupo de estudos Armas da Crítica que – na intenção de estudar as obras fundamentais do marxismo – vai reunir-se na próxima quinta-feira, dia 02/09, para debater o Manifesto Comunista de Marx.
Nossos encontros serão abertos à participação de qualquer aluno, professor ou funcionário, e não há outro pré-requisito para participar a não ser a vontade de apreender, seriamente, a concepção marxista e revolucionária de mundo e de revolução.
Nosso primeiro encontro será no dia 02 de setembro, quinta-feira próxima, na UnB e nos encontraremos na sala BT 102, Minhocão, ala sul, situada entre os anfiteatros 4 e 5, no horário das 18 às 20 horas.
Se vc não dispõe do livro, o Manifesto Comunista de Marx, solicite-o escrevendo para o email dantasgdantas@hotmail.com
O moderador do grupo é o prof. Gilson Dantas, doutor em sociologia pela UnB e qualquer dúvida entrar em contato com ele (8165 7840) ou com o Dirceu (8149 9247) estudante de Letras.
Os organizadores:
Grupo de Estudos Marxistas Armas da Crítica (Gilson, Dirceu Coutinho)
Contra a Corrente (Revista Marxista de Teoria, Política e História Contemporânea) – Brasília, DF
Revista ISKRA, São Paulo
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Manifesto Comunista
Grupo de Estudos
ARMAS DA CRÍTICA
(Brasília DF)
Por que discutir o Manifesto Comunista nos dias atuais? Qual sua atualidade?
Reúna-se com o grupo de estudos Armas da Crítica que – na intenção de estudar as obras fundamentais do marxismo – vai reunir-se na próxima quinta-feira, dia 26, para debater o Manifesto Comunista de Marx.
Nossos encontros serão abertos à participação de qualquer aluno, professor ou funcionário, e não há outro pré-requisito para participar a não ser a vontade de apreender, seriamente, a concepção marxista e revolucionária de mundo e de revolução.
Nosso primeiro encontro será no dia 26 de agosto, quinta-feira próxima, e nos encontraremos na sala BT 102, Minhocão, ala sul, situada entre os anfiteatros 4 e 5, no horário das 18 às 20 horas.
Se vc não dispõe do livro, o Manifesto Comunista de Marx, solicite que nós teremos o prazer de enviá-lo em formato eletrônico para você; para isto escreva para o email dantasgdantas@hotmail.com
O moderador do grupo é o prof. Gilson Dantas, doutor em sociologia pela UnB e qualquer dúvida entrar em contato com ele (8165 7840) ou com o Dirceu (8149 9247).
Os organizadores:
# Grupo de Estudos Marxistas Armas da Crítica (Gilson, Dirceu Coutinho)
# Contra a Corrente (Revista Marxista de Teoria, Política e História Contemporânea) – Brasília, DF
# Revista ISKRA, São Paulo
terça-feira, 29 de junho de 2010
LANÇAMENTO DE CONTRA A CORRENTE n.3
Durante evento organizado pela Escola Nacional Florestan Fernandes, na Universidade de Brasília semanas atrás, diante do público que participou da palestra da prof. Virgínia Fontes, foi feito, pelo seu editor Gilson Dantas, o lançamento-divulgação do número três da revista Contra a Corrente, que traz um dossiê sobre a crise econômica internacional.
Em breve teremos evento específico de lançamento dessa revista, na UnB, com base em palestra sobre a União Européia, a Grécia e a marcha atual da crise econômica internacional.
G Dantas 29 junho 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
O Manifesto Comunista de Karl Marx
Realizamos dia 28 de março último debate na UnB (casa do estudante)sobre O Manifesto Comunista de Marx com participação de vários estudantes universitários, do segundo grau e graduados em ciências humanas; o objetivo da discussão foi o de tentar recuperar aqueles elementos que continuam válidos e atuais desse documento histórico e político de Marx e Engels e, ao mesmo tempo, discutir os elementos do Manifesto que envelheceram; o debate foi rico mas também revelador de toda uma névoa de confusões e parcializações que professores de diferentes áreas da UnB vêm lançando sobre a cabeça dos estudantes procurando desconstruir o pensamento revolucionário de Karl Marx. Contra esses professores, verdadeiros ideólogos da ordem capitalista, só nos resta continuar discutindo, aprofunando e assimilando o que continua atual daquela obra fundadora do materialismo histórico. Necessariamente na ótica dos trabalhadores.
Gilson Dantas
terça-feira, 9 de março de 2010
Visite a Lista de Discussão do Grupo de Leitura/Estudos que vem funcionando há três meses, na UnB, em torno do tema marxismo e ecologia e acompanhe os debates e reflexões sobre o assunto:
http://groups.google.com/group/geem2010
Objetivos do Grupo de Leitura/Estudos
O Grupo de Estudos Ecologia em Marx propõe-se a estudar, debater e pesquisar sobre o tema do meio ambiente na obra de Karl Marx, dentro da preocupação de desenvolver um pensamento crítico sobre o atual quadro da crise ambiental planetária
Grupo de Estudos Ecologia em Marx (GEEM)
http://groups.google.com/group/geem2010
Objetivos do Grupo de Leitura/Estudos
O Grupo de Estudos Ecologia em Marx propõe-se a estudar, debater e pesquisar sobre o tema do meio ambiente na obra de Karl Marx, dentro da preocupação de desenvolver um pensamento crítico sobre o atual quadro da crise ambiental planetária
Grupo de Estudos Ecologia em Marx (GEEM)
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Em novembro foi lançada na Unicamp (durante o Cemarx) a revista Contra a Corrente.
Acadêmica e voltada para problemas contemporâneos ou clássicos da política, cultura e economia, trata-se da primeira publicação declaradamente marxista do DF nessa esfera e aberta à contribuição dos estudantes (graduação e pós), funcionários e trabalhadores em geral. A sua qualidade acadêmica deverá vir acompanhada de uma busca de clareza, reflexão séria e referenciada por Marx, além de engajamento com as causas revolucionárias do nosso tempo. Participe da revista CaC escrevendo.
Participe divulgando e refletindo com os textos desta revista que vem se somar às já existentes - como Iskra, Antítese, Outubro, História e Luta de Classes e outras - na promoção do debate crítico e contra a ordem do capital.
Aguarde palestra de lançamento dessa revista na UnB e em Goiânia.
Gilson Dantas
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Ecologia em Marx
Continua funcionando em Brasília o Grupo de Estudos de Ecologia em Marx na UnB.
Estamos lendo e discutindo regularmente o livro de J.B.Foster Ecologia de Marx e o Grupo agora ingressará em uma nova fase (a partir do capítulo 5) onde o foco do livro estará mais centrado no tema propriamente dito da obra de Marx e seu vínculo com o problema ambiental, com a degradação da natureza pelo capital.
Este é um bom momento para a entrada de novos participantes uma vez que a discussão torna-se mais atual e mais diretamente vinculada ao tema do Grupo.
Sejam bem-vindos.
Gilson Dantas
Assinar:
Postagens (Atom)